Achei que seria do interesse de todos saber um pouquinho da história do local para a implantação do "Mall", afinal, uma das coisas que mais ouvimos falar em nossa "saga universalesca" é de identidade. Identidade urbana, identidade do edifício, etc...
A Avenida Champagnat, antiga Rua Capitão Canuto, foi onde os irmãos Maristas implantaram o instituto Champagnat.
O nome é uma homenagem a Marcelino Champagnat, que fundou na França em 1817 o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria e das Escolas Irmãos Maristas com o intuito de levar o conhecimento e educação religiosa a juventude.
Assim que chegaram em Franca, os irmãos Maristas implantaram o instituto na chácara de Mosenhor Rosa, contudo, devido a uma epidemia de varíola em 1912, o prédio acaba se tornando um abrigo para os doentes, obrigando-os assim a procurarem uma nova sede para a Instituição.
O colégio foi inaugurado em 1917 no seu novo endereço (e permanente), e a partir de então sofreu várias intervenções, até adquirir as características que conhecemos.
antigamente
atualmente
monumento em homenagem a Marcelino Champagnat
As luzes do Champagnat
Ah, para complementar Marcelino Champagnat(1789 - 1840) era um presbítero Francês. E foi canonizado pelo papa João Paulo II em 1999.
Enfim, espero que essas informações sejam uteis de alguma forma. xD
Fonte: http://www.misfranca.com.br/acervo/1804/colegio-champagnat.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcellin_Champagnat
Bem interessante!
ResponderExcluirPorém meio irônico pensar que a avenida em homenagem a um educador e santo se tornou o centro da boemia francana.
Pois é, mas o nome de uma rua é apenas uma homenagem feita a anos atrás. Tenho certeza que a maioria dos boêmios que frequentam a área, não fazem nem ideia do porque ou de onde vem o nome. E outra a maior homenagem que puderam fazer ao presbítero permaneceu com a ideia inicial, que foi a instituição. Lá até hoje há cursos, ela abriga o acervo da biblioteca municipal e o acervo histórico da cidade, que contém artigos, periódicos e etc... Contém o observatório municipal, que é aberto ao público em horários específicos. Além das quadras de esporte que os times da cidade usam para praticar e competir, que foram uma das preocupações iniciais dos irmãos maristas. Enfim o foco permaneceu.
ResponderExcluirClaro, sem dúvidas, mas mesmo assim é irônico, AV Champagnat, o que vem na sua cabeça? Rolê
ExcluirMuitoo legal Carol sua pesquisa ,tem informações sobre o local muito interessantes.
ResponderExcluir