Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Mall visto como além de um amontoado de lojas: Open Mall

Boa noite gente! 

Bom, nas minhas pesquisas no decorrer da semana eu percebi que estava presa em um conceito muito limitado de Mall..
Estava imaginando meu projeto, assim como fiz os primeiros esboços no bimestre passado, de modo em que o Mall estivesse ambientado como uma caixa de lojas amontoadas rs.. Aquele velho sistema: ambiente fechado, ar condicionado, iluminação artificial... E no fim me deparei com um resultado que não me agradou em vários sentidos. E embora tivesse em mãos um projeto "novo", não conseguia apresentar nenhuma inovação no modo de pensar e projetar.

Dada essa minha análise, encontrei em pesquisa o conceito de Open Mall, que casou exatamente com o que eu estava buscando. Sistemas naturais de conforto: iluminação, ventilação...

Outro ponto que me agradou muito foi o paisagismo utilizado como forte ponto na decoração, que agrada não só os olhos, mas traz sensação de bem estar ao cliente e faz com que ele queira permanecer por mais tempo naquele espaço.

Pesquisei alguns malls que abrangessem esse conceito e encontrei algumas referências bem legais para o meu projeto.
Entre eles, The Square Mall





Aqui uma planta bem interessante de um open Mall: The Royal Center
E por fim,o Open Mall Bal Harbour, que tem presença imponente do paisagismo como decoração:




Então gente, o que vocês acharam?


Um comentário:

  1. Muito bom Ana. Esse conceito de paisagismo vinculado ao Mall, tem agradado muito as pessoas. Tenho conhecidos que não moram em fFranca, e que gostam muito do nosso "FRANCA SHOPPING" justamente por isso, por ser aberto, ter um jardim dentro dele. O conceito que você apresentou pra gente agrada a qualquer visitante, pelo conforto ambiental e principalmente visual.

    ResponderExcluir