Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Soluções para banheiros sem janela.


Boa tarde pessoal;

Eu estava fazendo o meu projeto e alguns dos banheiros eu optei por aproveitar um espaço no centro, não dando espaço para a abertura de janelas, então eu pesquisei e encontrei algumas soluções para esses casos, se for o caso de vocês também deem uma olhada no que eu encontrei:

Muito praticado em projetos de shoppings, hotéis e residências contemporâneas, o banheiro sem janela nem sempre é problema e pode ser facilmente assimilada no uso. Considerada de curta permanência, essa dependência pode até ser utilizada com maior liberdade se não for necessário fugir da vista dos que estão na rua ou em casas vizinhas.

A janela tem funções de transpassar a visão de quem está dentro e fora do ambiente, permitir a entrada de luz solar e, também, de trocar o ar entre o exterior e interior. Quando a arquitetura não favorece a criação de uma janela, outros recursos podem suprir as necessidades.

Uma alternativa é aproveitar o espaço existente no meio da edificação – o chamado duto de luz e ar – para abrir uma janela que não tenha contato com o exterior, criando uma espécie de jardim de inverno, ou ainda adotar a iluminação zenital com ventilação. Nesse caso, o que existe no mercado são domos com ventilação permanente. O tijolo de vidro com ventilação também é um recurso possível. 

                                                                                  
Em casos extremos, quando a construção não permite nenhuma dessas alternativas, abrir algumas pequenas passagens de ar no alto das paredes que dão para outro cômodo com janela ou para o exterior pode ajudar.

Também é possível criar um duto – do tipo de ar condicionado – para outro cômodo ou exterior. Nesse caso será preciso fazer um forro, para disfarçar a tubulação. Essas duas alternativas vão melhorar o respiro do ambiente, porém, permitirão a passagem do som e não trarão luz natural.

Caso não haja qualquer possibilidade de contato com o exterior é possível instalar um sistema de ventilação mecânica, composto por uma espécie de ventilador que ajuda a circular o ar. Mas recomendo apenas para lavabos sem chuveiro.

                       


Essa pequisa me ajudou muito, e optei pelo uso da ventilação mecânica no meu caso, muita usada em banheiros comerciais.







Espero ter ajudado vocês também.


5 comentários:

  1. Eduarda achei muito bom seu post, ajuda a ampliar as possibilidades de projeto para os banheiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, obrigada, o que eu for encontrando que possa ajudar eu posto aqui!

      Excluir
  2. Duda, adorei seu post tbem.. vai me ajudar no meu projeto também!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua pesquisa, assim nao ficamos presos em janelinhas.. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber se você se acostumou com seu banheiro sem janelas, qual a marca do seu exaustor, se ele faz muito barulho, e etc. Adquiri um apto sem janela no banheiro e estou com muitas dúvidas. Obrigada!

    ResponderExcluir