Bom gente, muito já foi postado sobre o conceito de Open Mall, portanto eu vou apenas apresentar as minhas referências.
Como a ideia do Open Mall remete à abertura, eu resolvi explorar esse aspecto o máximo possível: busquei projetos que utilizassem elementos vazados - brises, pergolados, grades, varandas e grandes aberturas. Outro aspecto importante da pesquisa foi a estrutura, como existe uma demanda para que a execução da obra seja rápida, procurei referências que usassem estrutura metálica. Na maioria dos exemplos essa estrutura está à mostra, o que eu acredito que entra bem dentro da proposta inicial de explorar a questão da abertura: a estrutura abre-se para que o público possa contemplá-la.
Já para os materiais, o metal - que dialoga bem com a estrutura, e a madeira, que por outro lado quebra um pouco o aspecto industrial do metal, trazendo mais aconchego para o conjunto.
As imagens abaixo mostram a combinação da madeira com a estrutura metálica, as aberturas bem amplas e um espaço de convivência.
(HEB Montroase Market - Lake Flato Archtects)
As próximas imagens mostram os elementos vazados, as varandas e as aberturas.
(ASU Health Services and Polytechnic buildings - Lake Flato Archtects)
Na nova ampliação do shopping Parque D. Pedro também achei interessante o pergolado sobre o mall e o uso de materiais naturais como o bambu das marquises e as fachadas das lojas com pedras e madeiras:
É isso pessoal, espero que vocês gostem.
Eu gostei das ideias...principalmente pelo fato da "transparência" tornando o edifício permeável, atingível em que as pessoas não teriam medo de entrar, já que se tornariam meio que parte dele.
ResponderExcluirAcho que esse conceito de ser um espaço aberto é a ideia que mais se destaca.
A estrutura metalica aparente, e uma alternativa bem diferenciada, facil, rapida e limpa. Agregada as outras caracteristicas, deixa a construcao leve e marcante. Gostei bastante da ideia.
ResponderExcluir(desculpe a falta de pontuacao, problemas com o computador.. rsrs)